União dos Estudantes do Amazonas - UEA completa seus 80 anos de existência

 A União dos Estudantes do Amazonas (UEA), entidade máxima de representação dos estudantes universitários da educação superior no Estado do Amazonas, completou seus 80 anos de existência.
Fundada em 4 de janeiro de 1942, pelos então acadêmicos João Martins da Silva, Samuel Benchimol, José Lindoso, Plínio Coelho, Aderson de Menezes entre outros, a organização estudantil foi a pioneira na representação geral dos estudantes amazonenses, e, como tal, foi declarada de utilidade pública pelo Governo Estadual em 1942, que lhe doou em 1947 uma edificação para sua Sede Própria na Rua Barroso, Centro de Manaus.
Naquele espaço, foram desenvolvidos serviços assistenciais, restaurante e biblioteca do estudante, parque de desportos, concursos de oratória e congressos estudantis, também foi o berço de fundação da União dos Estudantes Secundaristas do Amazonas (UESA) fundada em 1952.
Ainda na década de 50 a entidade foi a responsável pela primeira garantia da meia entrada nos cinemas e pela luta da meia-passagem nos sistemas de transporte coletivo feitos por bondes e ônibus.  Já na década de 60 construiu o Dormitório do Estudante (Casa do Estudante Universitário) num terreno anexo, mais adiante lutou contra o regime militar, foi fechada e proibida e seu patrimônio foi tomado pelo Governo Estadual e Federal.
Reativada em 1992, a União dos Estudantes do Amazonas, conquistou em 1996 a meia-entrada em cinemas, eventos e shows em Manaus e em 2006 no Amazonas, foi responsável pela defesa e manutenção da meia-passagem nos ônibus, lutou contra a privatização das universidades e das estatais, em defesa do FIES e pela criação dos Diretórios Centrais de Estudantes - DCEs, hoje promove a luta pelo passe livre universitário nos ônibus de Manaus e contra os retrocessos do governo Bolsonaro.
A entidade mantém Sede Estadual em Manaus, na Av.Epaminondas, 694-E Centro, e atende pelo site: www.portaldoestudante.org, tendo em sua liderança o acadêmico de história, Mário Lúcio.